Apresentação

Justificativa do encontro

O Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP tem se notabilizado por ser um momento privilegiado no qual  a produção discente de mestrandos e doutorandos é socializada e debatida por pares discentes e professores. O evento tem estimulado os alunos a elaborar trabalhos, resultantes de suas pesquisas, no formato de comunicações e posteres. Esses trabalhos, uma vez aprovados pela comissão científica do evento, são debatidos nas sessões dedicadas aos Círculos Epistemológicos . Todos os trabalhos apresentados serão publicados.

O tema central do evento: Currículo e avaliação- políticas em conflito,  é de grande relevância no cenário da educação nacional e internacional. No bojo desse debate estão as disputas a cerca do currículo, política e avaliação. Cabe discutir a ideologia subjacente às decisões sobre esses campos: Currículo e Avaliação, compreendendo os acordos e compromissos que orientam as práticas e a formação dos educadores e, sobretudo, as consequências dessas decisões e ações.

Em suma, é importante avaliar argumentos que permitam compreender os limites de certas orientações e divisar as brechas contra-hegemônicas, na direção de uma educação democrática e libertadora.

Para estimular o debate sobre o tema central do evento estão  convidados, com presença confirmada, nesse VIII Encontro, o professor doutor: Luiz Carlos de Freitas, da UNICAMP e a professora doutora Sandra Zákia Lian de Souza, da USP.

Os professores do Programa de Educação:Currículo participarão ativamente desse Encontro, quer em Mesas de Diálogos, quer na coordenação dos Círculos Epistemológicos e demais atividades como plenária e lançamento de livros.

Além das características que conferem a esse Encontro um inestimável valor acadêmico, no âmbito da Pós-Graduação, o evento desse ano tem o mérito de integrar a Graduação e a Pós-Graduação da PUC/SP, em particular, a Faculdade de Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Para tanto, já foram  firmados compromissos entre os dois níveis de ensino de modo a que a meta da integração possa ser alcançada.

O Encontro de Pesquisadores, dada a sua relevância e o seu  poder de estimular a produção científica,  já  tem o seu lugar definido e aguardado na agenda acadêmica anual desse curso de Pós-Graduação.

Destaque-se, ainda, que uma das marcas importante do Encontro de Pesquisadores, confirmada durante  esses sete anos em que o evento se realiza, é o caráter pedagógico de sua organização. A Comissão Organizadora é composta, em sua grande maioria, por discentes- mestrandos e doutorandos – que, ao lado de professores, passam a desenvolver importantes aprendizados e competências na organização de eventos acadêmicos e assim desenvolvem a sua autonomia.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: